quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Produções contemporâneas - características de prosas contemporâneas

                                  Prosas de produções contemporâneas 

1-  Prosa regionalista: focaliza o meio e o homem rural brasileiro. (Luiz Antônio de Assis Brasil)
2-  Prosa política: denuncia a violência política a que o país foi submetido após a Revolução de 30. (Josué Guimarães)
3-  Realismo fantástico: são situações absurdas que fundem real e irreal. A origem dessa tendência está no Surrealismo. Essas situações servem como metáfora da realidade.(Mocyr Scliar, João Guimarães Rosa)
4-  Prosa urbana: denuncia a solidão, a marginalização e a violência nos grandes centros. (Rubem Fonseca, Dalton Trevisan)
5-  Prosa intimista: obras de sondagem psicológica. São personagens mergulhadas em si mesmas através das quais o autor vasculha interior do ser humano. (Lia Luft, Clarice Lispector)
6-  Romance reportagem: essa tendência, também chamada Jornalismo Literário, é chamada assim porque seus adeptos são jornalistas que se tornaram escritores. Por isso, sua linguagem é objetiva, crua, e os temas giram em torno de denúncia da corrupção, da imoralidade, da marginalidade. (Rubem Fonseca)


Na prosa, as últimas décadas assistiram à consagração das narrativas curtas - a crônica e o conto. O desenvolvimento da crônica está intimamente ligado ao espaço aberto a esse gênero na imprensa; hoje, não há grande jornal ou revista de circulação nacional que não inclua em suas páginas crônicas de Fernando Sabino, Lourenço Diaféria, Luís Fernando Veríssimo ou Rachel de Queiroz, entre outros.
Perdas irreparáveis nos últimos anos: os cronistas Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Antônio Callado, Otto Lara Resende, Moacyr Scliar linha de frente de primeiríssimo time, que deixou de habitar as páginas de nossos jornais. Menção especial merece Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, que, com suas bem-humoradas e cortantes sátiras político-sociais, escritas na década de 60, tem servido de mestre a muitos cronistas.
Por outro lado, o conto, analisado no conjunto das produções contemporâneas, situa-se em posição privilegiada tanto em quantidade como em qualidade. Entre os contistas mais significativos, citam-se Dalton Trevisan, Moacyr Scliar, Samuel Rawet, Luis Fernando Veríssimo, Domingos Pellegrini Jr., João Antônio, Lígia Fagundes Telles, Luís Vilela, Nélida Piñon e Rubem Fonseca. Este ultimo lançou, em 1995, o seu mais recente livro de contos: O Buraco na Parede, coletânea de oito histórias que, explorando técnicas modernas de narrativa, retrata personagens que vivem alguns degraus abaixo do Brasil oficial.

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